Você já conhece a história do vidro?

A Rio Bento trabalha com acessórios para as mais diversas maneiras de usar o vidro no cotidiano, mas você já parou para pensar em como ele surgiu? Continue a leitura para descobrir muitas curiosidades sobre o surgimento e aprimoração desse material.

A Origem do vidro

Infelizmente não podemos prever a data exata do seu surgimento, mas sabemos que faz muito tempo. Pois, era usado pelos egípcios nas sua necrópoles, ou seja, nos seus cemitérios, há no mínimo 4 mil anos. 

Desde lá, ele foi aperfeiçoado pela lapidação, pintura, coloração e moldagem dos romanos. Eles se dedicavam tanto a prática, que dominavam muito bem a moldagem no vidro soprado. Essa é uma técnica artesanal feita em fornalhas rudimentares, onde a habilidade de moldar o vidro e a criatividade contaram muito.

Sabe-se também que, em Veneza na Itália, essa indústria se tornou tão gigante e importante para a cidade que ela proibiu a saída dos operários de lá. Além disso, era feita a concentração de todas as oficinas e fábricas de produção vidreira em uma ilha, chamada Murano. Toda essa rigidez do governo ao redor da ilha servia para facilitar o controle de toda a produção e, até mesmo, dos operários.

Difusão do vidro pelo mundo

Apesar do regime autoritário e das mortes pelas tentativas de fuga, alguns trabalhadores conseguiram escapar para a Alemanha, o que ajudou a difundir essa técnica por toda Europa muito rapidamente. 

Sabendo disso, alguns historiadores apontam que a vitória sobre as mortes por rebeldia e desobediência não têm nenhum “herói” específico. Ou seja, os próprios operários venezianos são descritos como os vencedores, e difusores da indústria do vidro em todo mundo.

Mesmo com a grande e rápida difusão dos processos, o vidro foi se desenvolvendo e mudando durante vários séculos. Contou, em sua história, com a célebre participação da Alemanha, que aprimorou a utilização do vidro esmaltado. Além disso, devemos dar destaque à França e a Inglaterra que aperfeiçoaram seus processos de produção e o valor artístico e estético das mais diversas peças.

Aprimoração das técnicas

Apesar de todos esses acontecimentos, que impactaram grandemente nas suas características, sua grande mudança aconteceu durante a Revolução Industrial. Ela consolidou uma maior e mais moderna indústria de vidros que levou a produção em grande escala a outro patamar. 

Mais recentemente, desde os anos 50, essa tecnologia desenvolveu ainda mais a produção, mas principalmente, a utilização do vidro. Foram criadas e difundidas inúmeras variedades e derivados dele, como: os vidros de segurança, vidros com superfícies tratadas e muito mais.

A Rio Bento e os seus produtos

Nossos produtos são voltados principalmente ao vidro temperado. Para ser produzido, ele passa por um tratamento térmico que modifica suas características. As mais alteradas são a  dureza e a resistência, já que após o processo ele se torna cinco vezes mais resistente a choques térmicos e mecânicos.

Agora que você já conhece a história, continue conectado conosco para saber muito mais e fazer sempre a escolha certa. Lembre-se sempre: Acessórios para vidro temperado é com a Rio Bento! Nos vemos no próximo post.

Deixe um comentário

Categorias

Categorias

Arquivos

Arquivos

Posts Recentes

Fechar Menu